Uma Educação Universitária Americana em Roma
- Suzie Castello
- Oct 7
- 5 min read

Oportunidades para uma educação de estilo americano fora dos Estados Unidos têm crescido nos últimos anos, especialmente nas capitais culturais ao redor do mundo. Em Roma, as universidades John Cabot, Temple, St. John’s, Loyola Chicago e American University in Rome têm uma presença de longa data e oferecem programas de graduação com diploma americano, integrando o contexto histórico e cultural da Cidade Eterna.
Em setembro, tive a oportunidade de conhecer de perto duas dessas universidades, John Cabot e Temple University em Roma, e observar como elas vêm expandindo seus programas para atender ao crescente interesse por oportunidades de educação global.
Principais características de um diploma americano em Roma
Currículo de artes liberais no formato americano, com duração de 4 anos e flexibilidade entre disciplinas
Ensino em inglês e credenciamento americano
Turmas pequenas e interação próxima com os professores
Corpo estudantil internacional
Oportunidade de viver e estudar em uma grande capital europeia
Roma é o seu campus
Sede de muitas agências da ONU
Porta de entrada para a Europa
John Cabot University (JCU)
A John Cabot University está localizada na margem oeste do Rio Tibre, no bairro de Trastevere, não muito longe da American University of Rome. Trastevere é uma área vibrante, repleta de trattorias e cafés frequentados por estudantes e moradores locais, e abriga uma das igrejas mais antigas de Roma, Santa Maria in Trastevere.
A John Cabot é uma universidade privada americana de artes liberais fundada em Roma em 1972. É única por não possuir um campus nos Estados Unidos. Seus mais de 1.700 estudantes vêm de mais de 70 países. A universidade oferece quinze cursos de graduação, incluindo Negócios Internacionais, Marketing, Relações Internacionais, Ciência Política, História da Arte e Arte e Design. A base em artes liberais e a flexibilidade acadêmica permitem que os alunos complementem seus estudos com minors em 23 áreas, como Ciência da Computação, Artes e Produção de Mídias Digitais, Empreendedorismo e Estudos Italianos. Todos os cursos são ministrados em inglês.
Muitas universidades americanas há muito tempo mantêm parcerias com a JCU para programas de mobilidade de semestre ou ano acadêmico, incluindo USC, Northeastern, Tulane e University of Delaware. No entanto, o número de alunos interessados em cursar toda a graduação na JCU vem crescendo.
Nos últimos 20 anos, o corpo estudantil da John Cabot triplicou. A universidade expandiu-se adquirindo novos prédios e residências. A expansão mais recente é o campus Franco Pavoncello, que abriga os estúdios de artes e design, com instalações modernas para gravura, pintura, design e fotografia, além de uma sala de exibição. Nos diferentes prédios da John Cabot, os estudantes encontram diversos recursos e serviços de apoio, incluindo refeitório e cafés, um laboratório de psicologia experimental e a maior biblioteca em língua inglesa da Itália. A JCU oferece vagas em residências estudantis e também ajuda os alunos que preferem morar fora do campus.
Os estágios são uma parte essencial da experiência na JCU. A universidade possui parcerias com mais de 200 organizações em uma ampla variedade de setores — tanto sem fins lucrativos quanto comerciais. Há oportunidades de estágio com e sem crédito acadêmico durante todo o ano.
As candidaturas para a John Cabot são feitas pelo Common Application. O prazo para Early Action é 15 de novembro, e o de Regular Decision é 1º de março. Candidatos interessados em garantir vaga em uma das residências ou que precisem de visto de estudante são incentivados a se inscrever antecipadamente. Candidatos que não tenham o inglês como língua nativa devem comprovar proficiência. O italiano não é exigido. A admissão é seletiva.
Os candidatos à JCU podem concorrer a bolsas parciais de mérito, e cidadãos americanos podem aplicar suas opções de auxílio financeiro federal aos estudos em Roma.
O programa de Gap Year da JCU é uma oportunidade única para recém-formados do ensino médio passarem um verão, um semestre ou um ano acadêmico em Roma, cursando disciplinas com crédito universitário e participando de atividades de serviço comunitário antes de iniciarem a graduação.
Temple University em Roma
A Temple University é uma grande instituição pública de pesquisa fundada na Filadélfia em 1884. O campus da Temple em Roma foi inaugurado em 1966, tornando-se um dos mais antigos campi de universidades americanas na cidade. Durante minha visita, conheci o novo campus, localizado convenientemente próximo à histórica Piazza di Spagna.
O campus da Temple Rome é dedicado ao Temple Entry Year Program, uma oportunidade para que alunos de graduação da Temple comecem sua jornada universitária em Roma. Depois, eles podem continuar seus estudos na sede principal da universidade, na Filadélfia, ou nos campi da Temple no Japão — em Tóquio e Quioto.
A Temple University é uma das universidades estrangeiras mais antigas do Japão. Sua missão de longa data é oferecer oportunidades educacionais em escala global, e esses dois programas (em Roma e no Japão) fazem parte de um amplo conjunto de experiências internacionais disponíveis para os alunos da Temple. Embora o campus de Roma esteja disponível apenas para estudantes do primeiro ano e para programas específicos de semestre ou verão, o programa da Temple no Japão pode ser cursado durante os quatro anos da graduação. Assim como na John Cabot, entre os campi de Roma e do Japão, um estudante pode concluir um diploma de graduação americano inteiramente fora dos Estados Unidos.
Mais de 50 cursos de graduação são elegíveis para o Rome First Year Experience, incluindo Administração, Biologia, Psicologia e História da Arte. As turmas são pequenas, e os estudantes formam uma comunidade que aprende e vivencia a cultura italiana juntos. O campus de Roma oferece uma estrutura mais completa para alunos das áreas de Negócios, Comunicação e Artes Liberais, mas os cursos de Ciências, Cinema e Mídia estão em expansão.
Embora o campus da Temple em Roma esteja situado em torno de um pátio barroco, ele conta com instalações modernas voltadas para a aprendizagem prática, incluindo estúdios de Arquitetura, Fabricação de Papel, Fotografia, Gravura e Cerâmica, além de laboratórios de Ciências, moradias estudantis e terraços com vista para o patrimônio mundial da UNESCO, a Piazza di Spagna. A Temple mantém colaborações com diversas instituições de ensino superior em Roma, como a Nuova Accademia di Belle Arti (NABA), para estudos em Moda e Produção Cinematográfica, a Luiss Business School, e a Università Roma Tre, na área de Arquitetura.
As candidaturas à Temple University são feitas pelo Common Application. Os candidatos podem indicar sua preferência para o local do primeiro ano de estudos — Filadélfia, Roma ou Tóquio. Candidatos que não têm o inglês como língua nativa devem comprovar proficiência. O italiano não é exigido. A admissão é seletiva.
Embora a mensalidade varie de acordo com o campus, os programas fora dos Estados Unidos são bastante atrativos para estudantes internacionais e cidadãos americanos que vivem no exterior, principalmente em comparação com o custo de estudar no campus principal.
Estudantes internacionais e cidadãos americanos residentes fora dos EUA pagam a mesma mensalidade reduzida dos residentes do estado da Pensilvânia para o primeiro ano em Roma.
As taxas de matrícula do campus do Japão também são bastante acessíveis.
Cidadãos americanos são elegíveis para solicitar auxílio financeiro baseado em necessidade e podem aplicar suas opções de Federal Financial Aid ao custo dos estudos. Todos os candidatos, independentemente da cidadania, são considerados para bolsas de mérito. Além disso, estudantes internacionais podem se inscrever em duas bolsas exclusivas para candidatos estrangeiros: as bolsas Why Us, e You Are Welcome Here.
A Temple University Rome também abre seu campus para alunos do ensino médio que desejam experimentar a vida universitária americana enquanto vivenciam Roma por meio do seu Pre-College Program. O Pre-College Summer in Rome é um programa residencial de 10 dias aberto a estudantes internacionais que estejam entrando no 10º, 11º ou 12º ano.
Tanto a John Cabot University quanto a Temple University Rome são excelentes opções para o estudante que busca a qualidade e a flexibilidade de uma graduação americana, aliadas ao contexto histórico e cultural único de Roma — cidade que, além de tudo, é um ponto estratégico e inspirador no coração da Europa. Se você quiser saber mais sobre o que aprendi durante minha visita à John Cabot University e à Temple University Rome, entre em contato.























